domingo, 27 de março de 2011

Curiosidades Alemães


Weihnachtsfest

Weihnachstfest é o Natal alemão, que também pode ser chamado de Weihnachtzeit (Tempo de Natal). Começa com o período de advento; tal começa no final de Novembro, um mês antes do Natal. O advento é como se fosse uma prévia, uma chegada da celebração; nele são feitas guirlandas com 4 velas e, todo domingo até o natal é acesa uma vela.

O natal na Alemanha é muito simbólico, é tempo de reflexão, união, alegria e tradições. Eles acreditam que, devido à sensação de aconchego que o frio causa, as pessoas ficam mais unidas. Esta época do ano é coberta de neve, deixando os enfeites mais bonitos ainda.

É muito comum se ouvir falar das Weihnachtsmärkte, que são feiras natalinas tais que funcionam o mês inteiro de Dezembro. São caracterizadas por terem enfeites natalinos de todos os tipos e acompanhadas de músicas típicas. As feiras preferidas são as de Dresden e Nurembergue. Quando chega o natal, a guirlanda do advento já está com todas as velas acesas e sua forma representa a união das famílias. Há também o calendário do advento, voltado para crianças. Possui 24 janelinhas numeradas e a cada dia que passa, a criança abre a janelinha e acha um presentinho, geralmente um chocolate. É uma forma de incentivá-las a esperarem pelo Natal.


A ceia alemã no dia do Natal é representada geralmente pela tradição do Ganso Recheado. Dizem também que nessa época, fica um cheiro de canela pairando no ar da Alemanha, pois as donas de casa com seus filhos costumam passar horas na cozinha preparando biscoitos, em especial de canela e amêndoas. Se aqui é Papai Noel, lá é São Nicolau, ao contrário do nosso, ele é esbelto e usa uma roupa branca. Tem esse nome por causa de um bispo que ficou conhecido pela sua bondade com crianças.

Em geral, Weihnachtsfest é um período muito bonito na Alemanha, onde todas as ruas ficam cobertas de enfeites e luzes. Confira abaixo algumas fotos:



Clique aqui ou aqui e vejam duas entrevistas onde nossos gêmeos Kaulitz dizem como passam o Natal deles. E vocês? Sentiram muita diferença? Ja passaram um natal na Alemanha ou queriam passar? 

Nane Kaulitz

Nenhum comentário: